Lemos, com freqüência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo.
Hoje para atualizar-nos profissionalmente, podemos acessar cursos à distância via computador, receber materiais escritos e audiovisuais. Estamos começando a utilizar a videoconferência na rede, que possibilita a várias pessoas, em lugares bem diferentes, ver-se, comunicar-se, trabalhar juntas, trocar informações, aprender e ensinar. Muitas atividades que nos tomavam tempo e implicavam em deslocamentos, filas e outros aborrecimentos, vamos poder resolvê-las através de redes, esteja onde estiver. Estamos começando a fazer muitas tarefas sem sair de casa.
Na educação, as tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber.
As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo.
O primeiro capítulo do curso Linux Educacional, além de nos fazer pensar sobre esta importância da tecnologia em nossos dias, deixa claro a papel do homem frente à máquina – Sistema Operacional – elo que permite o funcionamento da parte física do computador. Este capítulo aborda também a necessidade de letramento digital diante das novas possibilidades de uso da escrita no ambiente dos computadores. Ainda, ensina-nos passo a passo, a como fazer uso do programa de editor de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário